Mitologia Nórdica

De acordo com a mitologia nórdica, no começo havia frio e calor. Ao norte ficava a gélida e escura Niflheim, ao sul, a clara e quente Muspelsheim. Entre esses dois locais encontrava-se um grande vazio chamado Ginnungagap. É nesse ponto que, criado pelo frio e acordado pelo calor, surge o maior dos gigantes: Ymir. As gotas do gelo que derreteram formaram também outro ser: a imensa vaca com úbere e chifres: Audhumbla, a rica em seiva. De suas tetas jorrava o leite que alimenta Ymir. Essa vaca se alimentava de blocos de gelo salgado, visto que ainda não existia grama. Lambendo um desses blocos, ela encontra o cabelo de alguém. No dia seguinte ela lambe o gelo até aparecer um belo rosto e no terceiro dia ela liberta o corpo de Buro, e é dele que surgem os deuses chamados Aesir. 
   
Enquanto o gigante Ymir dormia, nasceram dos seus braços um homem e uma mulher. De seus pés juntos nasceu um filho de seis cabeças e estabeleceu-se assim a origem dos gêneros Hrimthursen, surgindo assim os trolls e os gigantes. A gigante Bestla teve um filho com Borr, filho de Buro. Esse filho foi chamado de Odin. Este tinha um irmão chamado Ve e outro chamado Vili. Os irmãos uniram-se contra todo o gênero de Ymir e uma grande batalha se iniciou. Eles venceram o gigante e o seu sangue jorrou em torrentes que afogaram todos os inimigos dos Aesir menos dois gigantes, que fugiram para o mundo da neblina e ali eles geraram o gênero dos Hrimthursen. Os Aesir arrastaram o cadáver do gigante Ymir para o meio de Ginnungagap e criaram o universo a partir de seu corpo. O sangue do gigante gerou os mares, a carne gerou a terra e os cabelos, as árvores. Dos seus ossos fizeram as montanhas, dos dentes os rochedos, das sobrancelhas fizeram a morada do mundo humano, Midgard. Com o crânio de Ymir os Aesir fizeram o céu. A partir dos vermes do corpo de Ymir os deuses fizeram os anões, e em cada um dos cantos colocaram um deles como guardião: Austri, Westri, Nordi e Sudri. O cérebro do gigante foi usado para fazer as nuvens e o ar. Asgard é a morada celeste dos Aesir, lugar de lindos castelos em que cada deus tem seus domínios. Em Asgard localiza-se Valhalla, o pórtico dos caídos em batalha. Estes, são levados para Valhalla pelas Valquírias e tornam-se combatentes dos horrorosos Einheriar e isso serve de treinamento para ajudar Odin no Crepúsculo dos Deuses, o desmoronamento do mundo conhecido como Ragnarök. Bifröst é o nome da ponte de arco-íris que leva à Asgard e seu guardião Heimdal soará a sua trombeta quando ela ruir pelo assalto dos deuses do fogo.
Certa vez Odin, Vili e Ve caminhavam pela costa quando encontraram dois troncos jogados para a terra. Desses troncos eles fizeram os homens. Odin lhes insuflou vida própria, Vili lhes deu movimento e compreensão e Ve lhes deu um rosto, fala e audição. Ao dar-lhes calor e cor os Aesir chamaram o homem de Aski (freixo) e a mulher de Embla (videira). Foi esse casal primordial que deu origem a todos os outros humanos. 

Na imagem, Odin, os corvos Hugin ("pensamento"), Munin ("memória"), e os lobos Geri e Freki (ambos os nomes significam "voraz")


FREYJA é a mulher de Odin, filha do deus do mar Njörd e da gigante Skadi, e irmã de Freyr, tomada como refém pelos Aesir. Ela atravessa os campos num carro puxado por gatos, é líder das valkírias e reside em Folkvang. É professora de magia do feiticeiro Aesir, Seidr. Ela usa uma vestimenta que a faz transformar-se num pássaro e teria transformado um de seus inúmeros amantes em um javali. Brisigamen é o nome do seu colar, que ela ganhou após passar quatro noites com os anões. 

THOR é o deus do trovão, filho de Odin e Jörd, que protege os humanos de gigantes e demônios. Seu martelo é Miölnir, forjado pelos anões Sindri e Bokkr. Ele só derrota a sua maior inimiga- a serpente de Midgard - no Crepúsculo dos Deuses embora ele também morra. Ele vivia em Thrudvangar, em Asgard, e era casado com Sif, a deusa da vegetação. Seus filhos são Thrudir e Lorride. Geirröd, Hrungnir, Skrymir, Thiassi e Trymir são alguns gigantes que enfrentam Thor.


 SIF é a esposa de Thor e atrai seu marido por causa de seu longo cabelo dourado. O deus Loki corta o cabelo dela e Thor fica furioso, então Loki pede que os anões forjem um novo cabelo de ouro para ela.

LOKI é deus do fogo e filho do gigante Farbauti e na verdade ele não é um Aesir, mas é irmão de sangue de Odin. Uma vez ele voou como falcão até o gigante Geirröd, que o prendeu por três meses numa gaiola. Quando Loki voltou ao normal, o gigante pediu que Thor viesse até Geirrödsgard sem o martelo Miölnir e sem o cinturão de força. A gigante Grid ajuda Thor e Loki contra Geirröd e suas filhas Gjalp e Greip. Os deuses enfurecidos acorrentam loki em uma rocha durante o Ragnarök, mas ele foge e traz a maldade para a batalha. Loki é casado com a deusa Sigyn, mas com a sua amante, a gigante Angurbolda, gera o monstro Fenrisulfr, a deusa dos mortos Hel e a serpente de Midgard que Thor tanto detesta. Loki também se transforma em égua e dá a luz a Sleipnir, cavalo de Odin. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário